Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Programação
No sBotics, a programação do robô é a principal atividade a ser realizada pelo usuário. Esta página explora as funcionalidades do menu de programação, os tipos de programas que você pode fazer e os conceitos importantes para a programação de robôs.
Acessando a Tela de Programação
O menu de robôs pode ser acessado através do segundo botão na parte inferior da interface do simulador (HUD).
Nesta tela, você pode:
- Criar, alterar e excluir programas;
- Trocar a linguagem entre BlockEduc, rEduc e C#;
- Salvar o programa e enviar para o robô (compilar);
- Importar / Exportar arquivos dos programas escritos.
Dica! Caso seu programa escrito (que não seja BlockEduc) fique muito grande (+700 linhas), recomendamos que use o vscode para programar no simulador, basta ver o botão “Trocar Modos” com o símbolo do vscode para trocar. O vscode é mais eficiente para códigos muito grandes e evita que o simulador fique muito lento com seu código.
Hierarquia de Dificuldades
As lingugens do sBotics seguem uma hierarquia de dificuldades. Toda programação pode ser convertida para níveis maiores de dificuldade.
Isto é, dada a hierarquia abaixo:
É sempre possível programando a partir de uma linguagem mais fácil converter seu código para uma linguagem mais difícil utilizando a função de trocar linguagem no topo da tela de programação.
No geral, sempre aconselhamos utilizar o rEduc para seus programas, porém caso não tenha familiaridade com programação em texto ou já saiba programação avançada, não há problemas em utilizar BlockEduc e C#, basta entender que cada uma das linguagens vai trazer vantagens e desvantagens, como menor controle das rotinas no caso do BlockEduc e uma curva de aprendizado difícil no caso do C#.
Entendendo a Programação Síncrona
asdasdasds