Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Rotina
explicar que rotina é a execução do código do usuário em uma determinada arena.
o painel de rotina fica no canto superior esquerdo do sbotics e a visualização dos dados da rotina (como pontuação, tempo e multiplicadores) estão localizados no centro-topo da tela, como mostrados na imagem abaixo.
a rotina é executada ao clicar no símbolo de play, e parada clicando no quadrado no mesmo local.
caso o usuário queira reiniciar todo o cenário para recomeçar a rotina, basta clicar no ícone de reinicio, representado por um círculo com uma seta (↺
).
Console
o console é o principal método de saída/output do simulador sBotics (junto com o componente Buzzer e o LED). o usuário pode imprimir valores de sensores, escrever textos e descrever o passo-a-passo por texto do que o robô está executando
também é possível limpar o console manualmente através do ícone de vassoura e abrir o registro no ícone de documento, ambos presentes na direita do painel de console.
Registro
O arquivo de registro é como um console mas que fica inteiramente fora do sBotics em um arquivo separado. Ele pode ser acessado através do painel de console clicando no ícone de “Documento”. Pode ser utilizado para gerar gráficos, .csv
s e outras implementações complexas que o usuário queira fazer fora do sBotics a partir de dados gerados dentro do sBotics.
Pontuador/Tracker
o sbotics pontua a rotina baseado nos ladrilhos. ladrilhos possuem uma determinada pontuação e conforme o robô vai navegando esses ladrilhos a pontuação do ladrilho superado vai sendo somada (ou multiplicada) ao total.
o trajeto do sBotics formado por ladrilhos pode ser subdividido em partes menores (pelo uso de “Checkpoints”), chamadas de “trajetos”. Uma arena típica do sBotics pode ter 1, 2, 3 ou infinitos trajetos. Sair do caminho correto do trajeto pode resultar em uma “Falha de Progresso”
Trajeto / Checkpoints
como citado anteriormente, o trajeto é dividido em checkpoints. com o painel de rotina aberto, é possível visualizar os ladrilhos checkpoints pelo símbolo de seta laranja que aparece neles. a seta aponta na direção do trajeto que o robô será recolocado quando uma tentativa for iniciada naquele checkpoint. Caso o trajeto passe por aquele ladrilho em posições diferentes, múltiplas setas aparecerão.
desta forma, a arena abaixo quando considerados os checkpoints é subdividida em pequenas frações, e estas chamamos de “trajetos”.
Falha de Progresso
também como citado anteriormente, caso o robô saia do trajeto esperado um contador pode iniciar
Painel de Tentativas
com o painel de rotina aberto, é possível realizar novas tentativas ou pular para outras partes do percurso caso opção esteja disponível. também é possível visualizar o status (em relação a tentativas e trajetos) da rotina
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
Trajeto | Tentativa | Total de Tentativas |
Número do trajeto que o robô está navegando. | Qual a tentativa dentro daquele trajeto. | Número de tentativas totais em todos os trajetos até o momento. |
Note: o painel de tentativas e novas tentativas etc só conseguem ser utilizadas se a arena for do tipo “linha”/“trajeto”, arenas que não possuem trajetos não tem suporte a estas funcionalidades
Nova Tentativa / Avançar
é possível tentar de novo trajeto ou avançar para o próximo [MELHORAR], isto reinicia a posição do robô e reinicia o código completamente.
Note que: Em algumas arenas, o botão de “Avançar” só poderá ser pressionado após um número mínimo de tentativas (no caso da OBR, 3).
Para manter valores entre tentativas, utilize variáveis estáticas, utilizando “estatico numero
” / “estatico texto
” / “estatico booleano
” em rEduc ou 'static double' / 'static string' / 'static bool' em C#.
Relatório de Execução
O que ocorre na rotina é salvo na parte inferior do painel de tentativas em dois relatórios (logs): Um simplificado
e um detalhado
.
Ambos os logs permitem o usuário recriar o caminho do robô e entender em que parte do trajeto da linha o robô pontuou, falhou, etc. Este relatório detalhado também é enviado pelo sistema de competições para recriar o funcionamento do robô e evitar trapaças.
Exemplo de trecho de Relatório
[0:00] Pontuação adicionada; ↳ 5 Pts. (×1,00); ↳ 1 @ 1. [0:00] Entrou no ladrilho pela primeira vez: 0; [0:05] Superou ladrilho: 0; [0:05] Entrou no ladrilho pela primeira vez: 1; [0:11] Pontuação adicionada; ↳ 15 Pts. (×1,00); ↳ 1 @ 1.